Guia Morningstar para procurar ideias de investimento

A Morningstar

A Morningstar é uma empresa da área financeira criada em 1984 cujo foco de atividade consiste na recolha, análise e disponibilização de dados relativos a ativos financeiros. O website global da Morningstar encontra-se acessível em https://www.morningstar.com/ mas existe uma versão totalmente  portuguesa: https://www.morningstar.pt/.

Prémios Morningstar

Uma das formas de procurar novas ideias de investimentos é conhecer os fundos premiados recentemente por esta analista independente. São publicados anualmente diversas compilações de fundos que, por um motivo ou outro, mereceram a atenção desta instituição.

De momento encontram-se em destaque, na primeira página, a lista dos melhores fundos deste ano em diversas categorias, nomeadamente:

Melhor Fundo Nacional de Renda Fixa – Optimize Obrigações FIMAO;

Melhor Fundo Nacional Misto – Optimize Investimento Activo FIMAF;

Melhor Fundo Nacional de Renda Variável Portugal – IMGA Ações Portugal FIAA;

Melhor Fundo Estrangeiro de Renda Fixa – NB Euro Bond;

Melhor Fundo Estrangeiro Misto – Capital Group Global Allocation (LUX) Bdh EUR;

Melhor Fundo Estrangeiro de Renda Variável Europa – MFS Meridian European Smaller Companies A1 USD;

Melhor Fundo Estrangeiro de Renda Variável Global – Investec GSF Global Quality Eq Inc A Inc USD.

Esta lista pode ser um bom guia, consoante o seu objetivo, para escolher um novo fundo a adicionar à sua carteira. O prestígio e independência de que goza esta empresa permite que as escolhas tenham bastante potencial.

Morningstar Rating

Se já navegou pelo website da Morningstar provavelmente já reparou que diversos fundos têm associada uma classificação em estrelas (de 1 a 5).

Trata-se do Morningstar Rating que é um indicador puramente matemático e que não envolve nenhuma análise subjetiva. Este reflete a capacidade que o fundo tem de gerar retorno para os seus investidores, de acordo com o risco envolvido. Dito de outra forma, um fundo que tenha providenciado, no passado, um retorno inferior a outro com o mesmo risco, terá um Morningstar Rating inferior.

Esta informação extremamente útil pode ser utilizada de duas formas. Para analisar e comparar ideias de investimento que já tinha em mente ou, simplesmente, para procurar novas opções. Se este último for o seu caso, então deverá utilizar a ferramenta de pesquisa do website e filtrar os fundos de acordo com o seu Morningstar Rating e outros critérios que sejam relevantes para si.

Morningstar Analyst Rating

O Morningstar Analyst Rating distingue-se do indicador anteriormente referido por envolver uma análise qualitativa de diversos fatores, por parte da equipa de analistas da empresa. Estes costumam ser revistos anualmente e envolvem a análise de vários aspetos relevantes para o investimento para além da performance em si, como por exemplo os custos associados. Desta análise resulta uma classificação de “Gold”, “Silver”, “Bronze”, “Neutral”, ou “Negative” que podem constituir um excelente guia na hora de tomada de decisões.

Este indicador, tal como o exposto anteriormente, pode ser usado para comparar ideias de investimento que já tinha pensado ou para encontrar novos fundos com vista a reforçar a sua carteira de investimentos.

Pesquisa de Fundos

O website da Morningstar dispõe de um completo motor de busca de fundos de investimento que pode constituir o seu guia para o próximo investimento. Através deste, é possível fazer diversos filtros de forma a encontrar opções que se adequem ao que procura. Em baixo destacamos alguns dos critérios que podem ser mais úteis:

Morningstar Rating e Morningstar Analyst Rating – estes dois indicadores já detalhados anteriormente neste artigo podem ser importantes na hora de comparar fundos;

Estilo de gestão – relevante para poder escolher se prefere fundos de gestão passiva ou ativa. Habitualmente os primeiros têm custos anuais mais baixos que os segundos, mas muitas vezes também oferecem retornos inferiores;

Regiões geográficas – útil caso pretenda cingir a sua busca a uma região específica do Mundo;

Exposição setorial – importante caso procure investir num determinado setor de atividade concreto. Pretende exposição ao setor tecnológico ou imobiliário por exemplo? Então é aqui que deve fazer essa escolha;

Distribuição – os fundos de investimento distinguem-se entre dois tipos, de distribuição (na qual são distribuídos dividendos) ou acumulação (na situação que não são distribuídos rendimentos em datas pré-determinadas). Com este filtro consegue especificar que tipo prefere.

De referir que semelhante ferramenta está também disponível para a pesquisa de ETFs.

Exemplo prático

Para este exemplo vamos considerar que pretendemos investir num dos setores mais desvalorizados pela crise do coronavírus: o setor energético. Através da ferramenta de pesquisa da Morningstar vamos procurar opções de investimento para obter exposição a este setor.

Neste exemplo assumiremos também que procuramos opções de ETFs, com um estilo de gestão passivo, baixo custo anual e sem distribuição de dividendos.

Podemos assim aceder à ferramenta de pesquisa de ETFs e utilizar os filtros abaixo:

“Morningstar Rating” – filtramos apenas pelas opções com 4 ou mais estrelas de classificação;

“Encargos Correntes” – selecionamos o mínimo possível;

“Estilo de Gestão” – consideramos passivo;

“Exposição sectorial” – neste exemplo vamos filtrar pelo setor energético;

“Distribuição” – filtramos apenas por ETFs sem distribuição de dividendos.

Com base nestas condições podemos verificar que existem 19 opções de investimento que nos são apresentadas.

De seguida podemos comparar e analisar de forma mais detalhada estas opções com base no seu desempenho a curto e médio prazo, bem como honorários, portfólio e risco. Estas opções podem ser escolhidas no menu localizado por cima da tabela de resultados.

Conclusão

Neste guia vimos como as ferramentas disponibilizadas no website da Morningstar podem ser bastante úteis no apoio à tomada de decisões de investimento. Estas ferramentas de acesso gratuito providenciam diversas informações relevantes, bem como, análises aprofundadas por parte da equipa de analistas da empresa. O prestígio e independência associados à Morningstar conferem a estas análises um fator de segurança e confiança.